DESCASO DA CAERN GERA POLUIÇÃO E INDIGNAÇÃO A POPULAÇÃO DO SERIDÓ

 

Não diferente de outros municípios, Currais Novos, segunda maior cidade da região, é uma das que mais sofrem com poluição

 

O problema do saneamento básico nas cidades da região é antigo. Data dos primórdios de suas colonizações. Porém, nunca esteve tão grave quanto agora, especialmente em Currais Novos. A cidade cresceu muito nos últimos anos e os investimentos em saneamento básico e no tratamento das águas servidas vem causando sérios problemas, tanto de ordem social, com o aumento de problemas de saúde relacionados a falta de saneamento, como de ordem ambiental, com a poluição do principal reservatório de água, que abastece as cidades de Currais Novos e Acari, além de várias comunidades rurais.

E o reflexo dessa falta de investimentos nessas áreas, vem sendo sentido pela população do Seridó e também no principal reservatório d’água da região, o açude Gargalheira. A poluição desse reservatório vem sendo objeto de pesquisas científicas, realizadas pelos Departamentos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, desde o ano de 2000. E já naquela época, apontava grande concentração de nutrientes que podem qualificar o comprometimento da água, mostrando também o acúmulo de clorifomes fecais e sianobacterias (microorganismo proveniente de excesso de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo e que podem ser identificadas a olho nu, como aquele "verdão" grosso na água), que podem causar vários tipos de câncer, mal de Alzheimer, hepatite e outras doenças.

Felizmente em 2008 e 2009 as boas chuvas que caíram na região no período do inverno, fizeram com que o Gargalheira transbordasse por vários dias, efetuando-se a “troca” da água acumulada naquele reservatório. Porém, segundo especialistas, nem por isso a população pode continuar tolerando o que a CAERN vem fazendo nesses dois municípios: despejando as águas servidas, tanto de Currais Novos, como de Acari, diretamente na barragem sem o menor tratamento.

O problema começa em Currais Novos. Aqui, todo o esgoto da cidade é despejado ‘in natura’ diretamente no leito do Rio São Bento, um dos principais rios da região, que deságua no Gargalheira.

Há quase uma década, o Governo do Estado, construiu em Currais Novos duas lagoas de estabilização. Contudo, inacabadas até hoje e já deterioradas pela ação do tempo, não realizam o tratamento necessário para que as águas servidas do município possam retornar a natureza.

E isso é só a ponta de um Ice Berg. Vários outros problemas vem causando danos aos currais-novenses: as muriçocas, um desses problemas, vem tirando o sono e a paciência dos cidadãos. Não há uma residência sequer que não esteja travando uma verdadeira batalha contra os pernilongos.

As autoridades sanitárias do município conhecem a origem do problema. Mas, até agora, pouco tem sido feito no sentido de sanar a questão. Moradores dos bairros Paizinho Maria, Parque Dourado, Gilberto Pinheiro e Centro reclamam da CAERN e acusam alguns fazendeiros, primeiro, de criarem gado e outros animais, praticamente dentro da cidade, o que é proibido segundo o Código de Postura do Município. Segundo, como se já não fosse suficiente o grave problema dos esgotos despejados pela CAERN no Rio São Bento, esses mesmos fazendeiros, represam essa água servida para irrigar plantações de capim para o sustento desses animais, contribuindo para a proliferação de mosquitos e outros insetos.

Esse é um problema antigo, onde vários desses fazendeiros e a própria CAERN, já foram por diversas vezes notificados pela Justiça. Inclusive uma Ação Civil Pública tramita há vários anos na Comarca do Município contra a Companhia de Águas e Esgotos do RN.

No meio de tudo isso está a população, que continua a sofrer com as consequências da inércia dos governos, que nada fazem em relação ao tratamento das águas servidas que continuam, ano após ano, sendo despejadas diretamente na natureza. Cabe tão somente a população não tolerar mais essa situação.

Segue algumas imagens deste que é hoje um dos problemas mais graves enfrentados pela população de Currais Novos.

Lagoas de estabilização: inacabadas e abandonadas.

Lagoas de estabilização: descaso.

Agricultores e fazendeiros continuam a represar o esgoto.

Como se não bastasse todo o problema, agricultores quebram as tubulações do esgoto para aguar suas plantações.

Flagrante: agricultor puxa corda que prende o saco de areia que entope a caixa de gordura fazendo-a transbordar e agoar o capim.

Esse é um dos crimes ambientais mais praticados nos arredores de Currais novos.

Bombas continuam sendo utilizadas na aguação do capim com esgoto: é cocô pra tudo quanto é lado.

Mais esgotos sendo despejados pela CAERN direto no Rio São Bento sem o menor tratamento.

Outro local em que agricultores quebraram mais uma caixa de gordura para que o esgoto agoe o capim.

Esgoto represado: alguém ainda tem dúvidas de onde vem as muriçocas?

Pequenas fazendas ao redor da cidade: Banefício para uns poucos, detrimento para a maioria da população.

 

ATÉ QUANDO A POPULAÇÃO DE CURRAIS NOVOS, O MINISTÉRIO PÚBLICO E DEMAIS AUTORIDADES IRÃO PERMITIR ESTE IMENSO DESCASO?

 

Crédito das fotos: Mazilton Galvão

 
 

VÍDEOS: DA SÉRIE VIDA DE REPÓRTER É FOGO

 

Repórter é atacado por sucuri. Mas também, quem mandou mexer com o bicho? Bastava mostrar o animal. Foi se arriscar e se deu mal.

 

 
 

VÍDEOS: FONTE DO BURJ DUBAI

 

Fonte do Burj Dubai, maior prédio do mundo. Simplesmente espetacular. Penso em passar o reveillon por lá.

 

HOJE TEM NASEMANA

 

Nasemana destaca fim do reinado do transporte urbano de Natal

 

A versão impressa do Nominuto.com, o Nasemana está nas bancas e destaca o fim do reinado do transporte urbano de Natal. No próximo ano haverá a primeira licitação em 40 anos do serviço importante ao povo.

Confira os outros destaques da edição 88 do Nasemana:

Diógenes Dantas deseja uma feliz natal e 2010 cheio de esperança, agradecendo aos parceiros, leitores e a equipe.
Napolítica: Os Rosado ensaiam “acórdão” em Mossoró. Além disso, uma entrevista com a governadora Wilma de Faria e a polêmica sem fim do ICMS dos municípios;
Marcos Alexandre: Ainda não se sabe o que 2010 reserva para o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria.
Naentrevista: Sávio Hackradt, pré-candidato ao Senado pelo PCdoB;
Georgia Nery: Prefeita Micarla de Sousa em uma ano de mudanças e cheio de perspectivas para 2010;
Naeconomia: IPTU: um peso maior no bolso em 2010;
Zenaide Castro: As novidades do turismo e economia;
Napolícia: Indulto: mais de 200 presos soltos na noite de Natal;
Nageral: Natal do comércio e época de viajar por diversos destinos;
Nodois: Quem bate pra ensinar, ensina a bater;
Noseridó: Descaso da Caern gera poluição e indignação à população do Seridó;
Mazilton Galvão: Peças de coleção primavera-verão da Anna Marcolino estão no figurino da novela Viver a Vida;
Nacultura: Como será a virada do ano com muita festa em vários pontos da cidade. Tudo para entrar 2010 em alto astral;
Armanda Lima: As novidades do mundo tecnológico;
Noesporte: ABC de cara nova;
Edmo Sinedino destaca: O que o América está deixando de ganhar;
Noesporte: Victor Uchoa é tricampeão potiguar de kart;
No esporte: Dirigentes prometem resgatar hegemonia dos clubes de Natal;
Gastronomia: A palavra-chave é experimentar... temperos, sabores e tendências.

 

TARDE DE MUITO CALOR E CHUVA

 

Isso mesmo. Hoje a tarde choveu em Currais Novos e em algumas cidades da região.

Ainda bem. Chuva é sempre bemvinda. Principalmente quanto é para amenizar o calor de quase 45° que fez hoje, or volta das 13 horas.

MENSAGEM

 

 
 

VÍDEOS: RETROSPECTIVA 2009

 

É hora de lembrar dos momentos mais engraçados de 2009. Aqui vai dois deles. Joel Santana falando inglês e o gol perdido mais feito da história.

 

 

 
 

VÍDEOS: PROFISSIONAL ENSINA COMO VENDER NA PRAIA

 

Coisas da nossa terra...

 

TURISMO MELHOR NO SERIDÓ

 

Oferecer serviços de qualidade, sobretudo no atendimento aos clientes, é condição indispensável às empresas que pretendem se destacar neste segmento que movimenta milhões de dólares em todo o País. O programa do Sebrae Turismo Melhor chega ao sexto ano de atividades no Rio Grande do Norte. Na quinta-feira (17/12/2009), foi realizada a cerimônia de outorga do título do Programa Turismo Melhor à empresas do segmento de hotéis, pousadas, restaurantes e bares.

Neste ano receberam certificados e placas do Turismo Melhor as empresas Pousada Casa de Taipa, Pousada Só Alegria, Pousada Mar de Estrelas e Pousada dos Ponteiros, localizadas no município de São Miguel do Gostoso. A Pousada Bella Vista de Currais Novos é a primeira do Seridó a entrar no programa, e o Bristol Thermas Hotel e Resort de Mossoró renova o título pela quarta vez. Em Natal recebeu o reconhecimento o Porto Suítes Natal Hotel.

Coordenado pela equipe de turismo da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-RN, o programa atendeu a 22 empresas este ano, que passaram por uma avaliação com a finalidade de diagnosticar os pontos fortes e as necessidades de melhoria de cada uma.

Critérios como saúde e segurança ocupacional, responsabilidade ambiental e social, gestão organizacional (processos, pessoal, capacitação organizacional), acessibilidade e segurança alimentar foram levados em consideração pelos avaliadores.

Segundo a gestora do Turismo Melhor no Rio Grande do Norte, Sergina Fernandes, o programa se renova continuamente e estimula a inovação como forma de melhorar a qualidade dos serviços e produtos das empresas participantes. O selo garante um diferencial competitivo, além de reconhecer a qualidade no atendimento e a responsabilidade social das empresas.
“Vinte e cinco empresas já receberam o selo e muitas outras foram beneficiadas pelo diagnóstico e ações do programa. Entre as inovações deste ano estão a adequação dos informativos dos hotéis e pousadas e cardápios para o sistema braile”, informa Sergina Fernandes.

CAMAROTES DA ILHA DE SANTANA ESTARÃO NAS MÃOS DOS SITES DE EVENTOS

 

Leio no blog do amigo Marcos Dantas que em menos de uma semana, as vendas dos camarotes estão praticamente esgotadas. Somente dois sites especializados em cobertura de eventos adquiriram um espaço equivalente a quatorze camarotes. O Kurtição comprou quatro, enquanto que o La Fiesta, que vai estrear no carnaval de Caicó, adquiriu nove camarotes.

Até a manhã de ontem, 20, restavam apenas três camarotes para serem comercializados. Outro site, o Bob Flash também adquiriu um espaço equivalente a nove camarotes.

Em resumo, os camarotes estarão nas mãos dos sites. Quem desejar participar, vai ter que comprar temporada.

 

Do blog: Essa foi de lascar.

CURRAIS NOVOS NA NOVELA DAS 8 DA TV GLOBO

 

Novidade bárbara para a moda potiguar.

As peças da coleção primavera-verão da marca Anna Marcolina estão no figurino da novela Viver a Vida.

Esta semana a personagem da Nathalia do Vale vestiu uma blusa marinho e branca.
As personagens de Alinne Morais e Cecília Dassi também já desfilaram com looks da marca curraisnovense.

A Anna Marcolina tem oito anos de estrada, sob o competente comando da Luciana Mamede, que cuida de tudo pessoalmente – desde o estilo até a parte comercial.

Sediada no município de Currais Novos, a marca tem um trabalho super legal com as costureiras e bordadeiras do Seridó – o que deixa o trabalho com uma cara regional mas sem perder o ar contemporâneo, de moda que se usa em qualquer lugar do mundo.

Tribuna do Norte

 
 

VÍDEOS: DA SÉRIE VIDA DE REPÓRTER É FOGO

 

Eita. Esse é um clássico. Programa Sem Meias Palvavras. É muito engraçado.

 

 
 

VÍDEOS: PEGADINHA DOS SUSTOS

 

 

"XECÁPI" DO CEARENSE

 

O Seu Antônio, aproveitando a viagem a Fortaleza, foi ao médico fazer
um 'xecápi'.
Pergunta o médico:
- Sr. Antônio, o senhor está em muito boa forma para 40 anos.
- E eu disse ter 40 anos?
- Quantos anos o senhor tem?
- Fiz 60 em maio que passou.
- Puxa! E quantos anos tinha seu pai quando morreu?
- E eu disse que meu pai morreu?
- Oh, desculpe! Quantos anos tem seu pai?
- O véio tem 81.
- 81? Que bom! E quantos anos tinha seu avô quando morreu?
- E eu disse que ele morreu?
- Sinto muito. E quantos anos ele tem?
- 103, e anda de bicicleta até hoje.
- Fico feliz em saber. E seu bisavô? Morreu de quê?
- E eu disse que ele tinha morrido? Ele está com 124 e vai casar na
semana que vem.
- Agora já é demais! - Diz o médico revoltado. - Por que um homem de
124 anos iria querer casar?
- E eu disse que ele QUERIA se casar? Queria nada, ele engravidou a moça...

 

Coisas da nossa terra...

IFRN REALIZA PROCESSO SELETIVO NESTE DOMINGO

 

Cerca de 25 mil concorrentes se inscreveram no maior processo seletivo da história do IFRN.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) realiza as provas para o processo seletivo de 2010 neste domingo (20). Cerca de 25 mil candidatos se inscreveram para o que está sendo considerado o maior exame do Instituto. Serão aplicadas provas para os cursos técnicos integrados, técnicos integrados EJA (jovens e adultos) e técnicos integrados subsequentes (pós ensino-médio).

O IFRN chama atenção para os cartões de inscrição, especificamente para os horários de realização e fechamento dos portões nos locais de prova. De acordo com os editais, as provas do técnico integrado começam às 8h da manhã, e as do integrado EJA e técnico subsequente começam às 15h. É recomendável que o estudante chegue com uma hora de antecedência porque os portões serão fechados quinze minutos antes da aplicação, horário local de Natal.

Em todos os níveis de ensino, são mais de três mil vagas para onze campi (Natal-Central, Natal-Zona Norte, Mossoró, Currais Novos, Caicó, Ipanguaçu, Pau dos Ferros, Santa Cruz, João Câmara, Macau e Apodi), além do campus avançado da Cidade Alta, no centro de Natal, e os núcleos avançados de Nova Cruz e Parnamirim, que são vinculados ao Campus Central.

HOJE TEM NASEMANA

 

Carlos Eduardo é o coringa da esquerda

Pelo menos dois partidos apostam na chance do ex-prefeito de Natal se tornar governador. Ele tem relação preferencial com Iberê Ferreira

 

Confira os outros destaques da edição 86 do Nasemana:

Diógenes Dantas destaca Henrique Eduardo e Garibaldi Filho, com projetos distintos, tratam de tocá-los cada um no seu "quadrado".
Napolítica: Carlos Eduardo é o coringa da esquerda;
Nasabatina: Rosalba Ciarlini;
Napolítica: OGE: a arapuca armada para Iberê;
Marcos Alexandre: Rosalba garante que quem tomas as decisões é ela, e não o ex-deputado Carlos Augusto Rosado.
Nacidade: Walfredo realiza duas amputações por dia;
Nacidade: CDL confia que este será o melhor Natal dos últimos dez anos;
Zenaide Castro destaca a Corrida Natalina;
Napolícia: Justiça abre 526 vagas nos presídios do Estado;
Roberto Guedes: Natal precisa ir procurar água;
Noseridó: Desertificação: alternativas para se combater o avanço da degradação;
Mazilton Galvão destaca o avanço das muriçocas em Currais Novos;
20 perguntas: Caminho da mina eólica;
Noesporte: Novos tempos no Verdão;
Edmo Sinedino destaca: Deixem o Machadão em Paz;
Alan Oliveira: Esporte amador que nada, é profissional;
Gastronomia: Tender ao molho de frutas vermelhas com cuscuz marroquino;
Coluna Estar Bem: O poder dos cítricos.

PREFEITO DE PARELHAS É ELEITO PRESIDENTE DA AMSO

 

O Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, foi eleito na manhã de hoje (17) presidente da Associação dos Municípios da Micro-Região do Seridó Oriental (AMSO). A eleição, que contou com a participação de nove prefeitos, aconteceu na sede da Associação, em Currais Novos. A posse da nova diretoria, para o exercício de 2010, acontecerá no próximo dia 28 de Dezembro.

“Agradeço a todos pelo gesto de confiança. Agora é trabalhar pela região em parceria com as demais Prefeituras e fazer a Associação crescer cada vez mais”, disse o Prefeito de Parelhas em seu discurso. Essa é a segunda vez que a AMSO é presidida por um gestor da cidade de Parelhas. A primeira oportunidade aconteceu há 25 anos (em 1984) com o Ex-Prefeito Mauro Medeiros.

A nova direção tem como 1º Vice-Presidente o Prefeito de Cruzeta, José Sally de Araújo, e 2º Vice-Presidente o Prefeito de Cerro Corá, Raimundo Marcelino Borges. Também estiveram presentes na eleição os gestores dos Municípios de Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Lagoa Nova e Tenente Laurentino.

Marisa Trindade - Assessora de Comunicação.

 

BNB FINANCIA MODERNIZAÇÃO DE SUPERMERCADOS NO INTERIOR DO ESTADO

 

A partir desta semana, os municípios de Apodi e Equador passam a contar com novos empreendimentos do setor supermercadista. Hoje, serão inauguradas as instalações do Supermercado Queiroz, maior do segmento na mesorregião sertão do Apodi, que funcionará em uma área de 2.700 metros quadrados. No sábado (19), o Supermercado Irmãos Cantalice, que atende a clientes do Rio Grande do Norte e Paraíba, reabre suas portas em Equador, após passar por reforma.

Ambas empresas contaram com financiamento do Banco do Nordeste para investir na expansão e modernização de suas unidades. Juntas, elas geram cerca de 80 empregos diretos e mais de 160 indiretos, bem como atendem em torno de 20 municípios.

Os recursos obtidos pelo Supermercado Queiroz destinaram-se à sua relocalização, com aumento da área em 200%, abertura de padaria e espaço gourmet, além da aquisição de equipamentos. A expectativa do administrador da empresa, Gaudêncio Edson Pinheiro Aires, é de que as mudanças tragam expansão do mercado. “Pretendemos passar a atender a clientes de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Itaú”, disse.

Atualmente, o Supermercado dispõe de mais de 12 mil produtos e oferece serviço de entrega a domicilio aos compradores, além de integrar a Rede Queiroz. Ao todo, a rede conta com dois hipermercados, 14 supermercados e mais de 900 colaboradores. Somente o Hiper Queiroz de Mossoró, possui sete mil metros quadrados de área construída.

Localizado em Equador, além de produtos de gênero alimentício, o Supermercado Irmãos Cantalice também comercializa eletrodomésticos e produtos para informática. Com 17 anos de experiência no mercado, o empreendimento conta com praça de alimentação com internet wireless e playground.

O novo prédio é climatizado e tem 1.800 metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, dos quais 800m2 destinam-se às vendas. O proprietário da empresa, Humberto Cantalice, diz que, em curto prazo, espera aumento de 30% nas vendas. “Temos investido em divulgação e acreditamos que, com o tempo, podemos aumentar em até 80%”, afirma. Seis municípios são atendidos pelo empreendimento, que ainda possui filiais em Parelhas-RN e Juazeirinho, na Paraíba, e compõe a Rede Seridó.

AGRADECIMENTOS

 

Olha, sinceramente, preciso muito agradecer as mais de 55 mil visitas a este humilde blog, deste o dia 09 de outubro deste ano, data que voltei a postar quase que diariamente.

Como já falei aqui, este não é um blog comercial. Não tenho pretensões de lucrar com ele, nem ser o mais acessado.

Contudo, seria hipócrita em afirmar que não me sinto feliz com tantas visitas. Pra mim, isso serve para medir a aceitação do público.

A todos o meu sincero agradecimento.

Aproveito a ocasião, pra desejar boas festas. Que neste Natal possamos desculpar as intrigas e pedir perdão aos intrigados. Que neste Natal possamos reunir a família e todos os nossos amigos e dizer a cada um deles, o quanto eles são importantes. Vamos passar um Natal e entrar o ano novo sem ressentimentos nos nossos corações.

Se 2009 não foi um ano legal (pra mim não foi), vamos desejar com toda força dos nossos corações, um 2010 repleto de alegrias, de novas conquistas, de novas realizações. Afinal, as mudanças já começaram.

Boas festas a todos.

 

VÍDEOS: QUERO UM DESSES

 

 

VÍDEO: IMAGENS INESQUECÍVEIS DOS BASTIDORES DO HEXACAMPEONATO DO FLAMENGO

 

Ainda em tempo. Confira imagens do elenco rubro-negro antes de entrar em campo contra o Grêmio, no Maracanã, da preparação da torcida e a festa após minutos de nervosismo nas arquibancadas. São imagens emocionantes que ficarão guardadas para sempre, principalmente para aquelas mais de 100 mil pessoas que puderão participar dessa grande festa. Pessoas como os currais-novenses Ed Júnior e Francis, que estiveram presentes no Maraca e presenciaram, certamente, o maior espetáculo já visto por eles. Viva ao Flamengo. Vivas ao torcedor exemplar do rubro negro carioca.

 

VÍDEOS: DOMINGO É DIA DE DAR RISADA

 

CQC cobre o esquenta para o sorteio dos grupos da Copa. Muito engraçado. Vale a pena conferir.

 

CACTUS MOTO CLUBE TERMINA 2009 PERCORRENDO QUASE 20 MIL KMS

 

O ano de 2009 foi especial para o Cactus Moto Clube. Especialmente por ter superado as expectativas, em relação à participação em eventos motociclísticos em todo o Nordeste.

Foram quase 20.000 quilômetros percorridos ao longo do ano, superando em quase 10% o total de kms percorridos, em relação ao ano passado.

Para os integrantes, isso é importante. “Afinal, precisamos retribuir todas as visitas que os moto clubes de todo o país fazem a nossa cidade no mês de março, para participar do nosso evento. E fazemos isso com muito prazer”, frisa Jadson Gomes, presidente do Cactus Moto Clube.

Ao longo do ano, o Cactus MC foi destaque em vários eventos por todo o Norte Nordeste, como o evento de Cruz das Almas, cidade que fica a 145 kms da capital Salvador e a 1050 da cidade de Currais Novos. Lá os integrantes do Cactus foram recepcionados pela organização daquele evento, vestidos com camisas alusivas ao Cactus Moto Fest.

“Essa atitude nos deixou muito felizes. Afinal, eles também fazem um grande evento e se mostraram muito receptivos ao estarem usando nossas camisas. E olha que não foi só uma vez. Durante os três dias de festa, os organizadores foram vistos usando camisas com o nosso brasão. Isso mostra o quanto o nome do Cactus é forte”, disse Jadson que, inclusive foi convidado pela coordenação do Rota Nacional, moto clube responsável pela organização do evento, para ser “padrinho” de um novo integrante daquele moto clube.

Em 2009 foram quase 40 viagens, em eventos espalhados por todo o Norte Nordeste, e um em São Paulo, o Salão Duas Rodas, que foi realizado no início de outubro e teve a participação de um integrante do Cactus Moto Clube de Currais Novos.

“Todas as viagens tem como objetivo divulgar o nosso evento e retribuir as visitas dos amigos motociclistas que todos os anos viajam até milhares de quilômetros para prestigiar o Cactus Moto Fest e claro, a nossa cidade, que sempre recepciona calorosamente nossos amigos aventureiros”, afirma Gomes.

Para fechar o ano, os integrantes do Cactus participarão no próximo dia 19, de uma grande confraternização, nos Chalés dos Cajueiros, na cidade serrana de Lagoa Nova. “Vamos reunir todos os integrantes e nossos familiares num grande churrasco para comemorar o bom ano para o Cactus”, relata Jadson lembrando ainda que a diretoria vem intensificando os preparativos para o evento do próximo ano, que vai acontecer nos  dias 12, 13 e 14 de março e que vai celebrar o oitavo ano do evento, que foi considerado o melhor do Nordeste, pela Revista Motoclubes.

No último final de semana de novembro, o Cactus esteve presente na cidade pernambucana de Garanhus com 12 integrantes, participando e divulgando o VIII Cactus Moto Fest. “Foi um evento muito bom. Sentimos uma excelente receptividade por parte dos motociclistas pernambucanos que sempre descem em peso para prestigiar o nosso evento”, finalizou Jadson.

PREFEITO REALIZA ABERTURA DO NATAL ECOLÓGICO DE PARELHAS

 

Enfeites, cores e iluminação fazem parte da decoração ecológica de Parelhas. A inauguração da ornamentação natalina aconteceu na noite da última sexta (11) na Praça Arnaldo Bezerra, onde estão em exposição árvores, boneco de neve, bota gigante, bolas, além de diversos adereços confeccionados com garrafas pet.

A decoração também fez parte da III Feira de Ciência e Tecnologia que, juntamente com o projeto natalino, integra a XVII Campanha de Preservação e Valorização Ambiental. Além dos enfeites de Natal, o evento reuniu trabalhos desenvolvidos com materiais recicláveis de todas as escolas da cidade.

“Hoje não é somente um dia de mostrar a decoração do Natal de Parelhas, mas de mostrar um projeto que envolve toda a comunidade”, afirmou o Prefeito Francisco Medeiros em seu discurso de abertura. O trabalho intitulado “Minha cidade mais bonita neste Natal”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, contou com a parceria das escolas e programas sociais do Município.

Para a ornamentação ecológica foram utilizadas mais de doze mil garrafas pet. Para reunir o material, a Prefeitura contou com a mobilização dos estudantes de todas as escolas do Município. “O resultado é uma decoração bonita e ecologicamente correta”, disse Francisco.

Segundo a Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Zenira Bezerra, Parelhas é referência no Estado nas ações que envolvem o meio ambiente. “Parelhas é uma referência no tocante aos debates e ações ambientais devido a questões e atitudes ambientalmente corretas”, disse.

A Secretária de Educação da Cidade, Ildelita Roque, agradeceu a participação e o empenho da comunidade no trabalho de decoração ecológica. “Aqui está nosso lixo, que ficou um luxo na decoração da cidade”, acrescentou ao referir-se aos enfeites produzidos com garrafas pet.

Na ocasião também houve apresentações de bandas do município, coral de crianças, teatro, dança, além exibição de fogos. Outro local da cidade que recebeu iluminação de natal foi a Rua Comendador José Gomes, onde recentemente foram finalizadas obras de urbanização.

 

Do blog: Que legal, ein? Bom seria se outras cidades fizessem algo semelhante. Parabéns a comunidade e as autoridades de Parelhas.

HOJE TEM NASEMANA

 

O Nasemana traz em destaque na edição deste final de semana:

Homicídios no RN caem, mas em Natal sobem

Uma pesquisa nacional revela queda de 27,4% de casos no Rio Grande do Norte, comparando com 2007/2008. Em Natal, nos últimos dois anos, o número de homicídios subiu de 319 para 342;

 

Confira os outros destaques da edição 85 do Nasemana:


Diógenes Dantas destaca Amizade à prova, as atenções estão voltadas para os deputados
Robinson Faria e João Maia.
Napolítica: A pedrada que abateu o gigante Henrique;
Napolítica: DEM luta para evitar "Contaminação" pelo escândalo no DF;
Napolítica: O cabo-de-guerra em torno do ICMS;
Marcos Alexandre: Ney Lopes diz que processo das emendas não passa de
“história da carochinha”.
Naentrevista: Josildo Lourenço, gerente de projeto da Caern;
Nacidade: Usuários constrangidos com planos;
Nacidade: Mais de seis mil são internados com pneumonia no Estado;
Noturismo: A distância que separa os estados brasileiros;
Nageral: Rosalba Ciarlini será a entrevistada da Sabatina Nominuto;
20 perguntas: Caminho da mina eólica;
Naeconomia: Termômetro: Aluguel de casasde veraneio escapa da crise
Noseridó: Ação predatória intensifica a desertificação;
Mazilton Galvão: Muriçocas: vamos dar um basta neste problema;
Nacultura: Natal de luz e festas;
Nicolau Frederico destaca "Dalva e Herivelto", o casal da era de ouro do rádio;
Tecnologia e etc: Claro lança promoção;
Getúlio Soares destaca os babados potiguares;
Noesporte: Bate-bola com Paulo Moroni, novo técnico do América;
Noesporte: Esporte e muita Solidariedade;
Edmo Sinedino : A complicada eleição do ABC;
Noesporte: Prêmio Dez divulga atletas indicados e traz tricampeões;
Noesporte: Amigos de Wallyson x Amigos de Souza movimenta o JL;
Alan Oliveira: Sócio Torcedor, a mina da tranqüilidade;
Nagastronomia: Redução de estômago exige um cardápio especial: Mousse de frango;
Coluna Estar Bem: Pedalando, mas sem acidentes.

 

"A UNIDADE POTIGUAR PERDEU FORÇA", AFIRMA JOÃO MAIA

 

Para o deputado federal, o grupo não conseguiu achar uma alternativa viável para se contrapor às candidaturas de Iberê e Rosalba.

“Talvez tenhamos perdido o momento de lançar uma terceira via no Rio Grande do Norte”. A declaração é do deputado federal João Maia (PR), em entrevista ao Jornal 96 (96 FM) desta sexta-feira (11). O parlamentar admitiu que a Unidade Potiguar – grupo que reuniu o próprio João Maia, Henrique Alves e Robinson Faria – perdeu força, sem que seus líderes encontrassem uma alternativa viável para disputar as eleições de 2010.

“A Unidade Potiguar perdeu força, é verdade. Não conseguimos achar uma solução alternativa [para disputar as eleições]. O meu objetivo sempre foi construir a terceira via, porque o RN precisa sair do bipartidarismo”, afirmou.

Para João Maia, o motivo que levou ao arrefecimento do grupo foi a falta de consenso sobre a estratégia certa para se contrapor às pré-candidaturas do vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) e da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

“Henrique [Alves] disse que só ficaria [no grupo] se unisse a base [do presidente Lula]. Robinson [Faria] enfrenta um problema pessoal com o filho recém-nascido na UTI. As definições estão se afunilando”, ponderou.

Apesar de atestar que a UP desceu a ladeira, João assegurou que só vai tomar uma decisão definitiva sobre seu rumo no próximo ano após uma conversa “mais alongada” com Robinson. O republicano afirmou que tem “toda paciência necessária” para esperar pelo “momento de Robinson”.

João Maia disse que tem mantido conversas com vários políticos com vistas à sucessão estadual, mas negou que tenha recebido convite para ser vice na chapa de algum candidato.

Mesmo se esquivando de assumir uma posição mais clara, o deputado deu pistas do caminho que deverá seguir: não subirá num palanque cujo candidato faça oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não teria condições de ficar contra uma candidatura de Lula no RN. Fiquei com Micarla [de Sousa em 2008] porque era uma questão de afirmação do partido no momento. Já conversei com [o senador] José Agripino e expliquei a situação a ele. Não tenho condições de ficar contra um governo que tem me ajudado. Ficaria sem discurso. Essa é a minha decisão”.

Com isso, João Maia admite implicitamente que está cada dia mais próximo do vice-governador Iberê Ferreira, que deverá ser ungido candidato da base governista à sucessão da governadora Wilma de Faria (PSB).

O diálogo com Iberê, segundo João, tem transcorrido regularmente. Mas o deputado atestou que os aliados só conversam sobre “questões programáticas”. “Não tive nenhum convite de Iberê para ser vice. Não posso responder [se aceitaria ou não] em cima de um convite que não houve”.

Eleições presidenciais
João Maia comentou ainda sobre as articulações para definição das candidaturas à Presidência da República. O deputado está fechado com a candidatura petista da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), preferida do presidente Lula para sucedê-lo em 2011.

Ele, porém, não quis opinar sobre a composição da chapa governista. João se limitou a dizer que o PMDB não digeriu bem a sugestão do presidente Lula para que o partido apresente uma lista tríplice com os nomes cotados para ocupar a vaga de vice da ministra candidata.

Os médicos e o PSF
O deputado defendeu o projeto de lei que obriga os médicos formados em universidades públicas a trabalharem no Programa Saúde da Família (PSF) durante um ano, remuneradamente, logo após a graduação.

Para João, a essência do projeto é que o médico deve dar um retorno à sociedade que investiu na sua formação. “A sociedade investiu na formação do profissional. Então, é justo que o médico devolva um pouco [desse investimento] com o seu serviço. Os médicos precisam conhecer a realidade do interior do Rio Grande do Norte. É uma imersão na realidade essa em que eles vão viver”, argumentou.

Nominuto.com

MP INSTAURA INQUÉRITO PARA INVESTIGAR PROBLEMAS NOS SERVIÇOS DA TIM

 

Operadora já foi vítima de processo e foi obrigada a pagar multa de R$ 30 mil; usuários podem ser indenizados.

O Ministério Público irá investigar problemas nos serviços oferecidos pela operadora de telefonia móvel TIM. Nesta sexta-feira (11), o promotor de Defesa do Consumidor José Augusto Peres instaurou mais um inquérito para averiguar as responsabilidades pelos problemas de congestionamentos na rede, que vêm impossibilitando, em alguns momentos, ligações, acesso à Internet e envio de mensagens instantâneas através dos celulares dos usuários da operadora.

De acordo com Peres, entre 2005 e 2006 houve ação semelhante contra a empresa, que foi obrigada a cumprir algumas adequações e pagar multa de R$ 30 mil. Agora, o promotor vai buscar informações para saber se os problemas conhecidos como “caladões” têm ligação com o aumento no número de usuários decorrentes das promoções oferecidas.

“Caso fique constatada a impossibilidade de atender o serviço, são vários os procedimentos cabíveis. Ações da própria Anatel e uma ação civil pública que pode definir a regularização do serviço, seja com ampliação da rede e até a indenização aos usuários”, explicou o promotor.

Ainda segundo Peres, o problema já vem se repetindo há alguns meses e se intensificou nos últimos dias, por isso o prazo de 48 horas para a manifestação da empresa no sentido de justificar os motivos para os problemas estarem ocorrendo de forma frequente.

Nominuto.com

 
 

VÍDEO: NOVA VT 1300 CX

 

Aos irmãos motociclistas apresento a nova VT 1300 CX da Honda. Uma moto maravilhosa, ao estilo custom que nos Estados Unidos é vendida com o nome Fury. Longa, baixa e charmosa, a VT tem motor V2 de 1.300 cm³, transmissão final com cardã e variada oferta de acessórios, como para-brisa, banco de couro e muitos detalhes cromados. Simplesmente linda.

 

SAÚDE: CRIAÇÃO DO FUNDO NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER É PROPOSTA POR FÁBIO FARIA

 

Recursos para o financiamento de pesquisas e tratamento de pacientes do câncer. A proposta do deputado federal Fábio Faria (PMN) é a instituição do Fundo Nacional de Combate ao Câncer (FNCC) destinado a apoiar os programas de trabalho relacionados ao combate do câncer infantil, infanto-juvenil e adulto desenvolvidos pelo Ministério da Saúde. Os recursos serão provenientes do Orçamento Geral da União e créditos adicionais e também do Fundo Especial da Loteria Federal que, conforme o projeto, destinará 0,5% para o Fundo Nacional de Combate ao Câncer.

“Estes recursos vão permitir o tratamento de muitos pacientes de câncer, que tem custo altíssimo, e ainda viabilizar pesquisas científicas e contribuir para as Fundações de Combate ao Câncer e entidades hospitalares de combate ao câncer sem fins econômicos”, explica Fábio Faria, que lidera o PMN na Câmara dos Deputados e coordena a bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional.

O deputado lembra os resultados positivos obtidos através das pesquisas realizadas nos países desenvolvidos no combate a essa doença tão avassaladora e implacável que acomete o ser humano sem distinção de sexo e idade. Ele argumenta que são necessários recursos diretos voltados às pesquisas e tratamento do câncer no Brasil, que hoje conta mais com investimentos de instituições não-governamentais e doações particulares. Um trabalho importante, frisa, mas insuficiente para conter essa desastrosa doença para a nossa sociedade.

“É necessário então investimentos vultosos para que tenhamos condições de dar aos brasileiros diagnosticados com esta doença, esperança de cura real e isso apenas ocorrerá se dermos as condições ao nosso corpo de médicos-cientistas”, completa.

Fábio Faria lembra que, com o passar dos anos, as pesquisas voltadas ao combate do vírus do HIV no mundo têm dado resultados muito promissores, a ponto dos cientistas começarem a estabelecer cronogramas sobre o desenvolvimento de uma vacina imunizadora contra o HIV, num futuro próximo. No entanto, o câncer tem matado mais pessoas no Brasil do que a AIDS, o que se deve ao fato da existência dos coquetéis de remédios inibidores dos efeitos desastrosos do HIV no sistema imunológico do ser humano.

“Minha proposta é que esses investimentos realizados com tanto sucesso no caso do combate à Aids, que deve ser ininterrupto, sejam realizados também para o combate ao câncer”, reafirma Fábio Faria ao destacar a importância da prevenção e da detecção precoce.

DADOS – A estimativa é que em 2010 quase 50 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Isso significa que a cada 100 mil mulheres, 49 devem ser vítimas da doença. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Nos países desenvolvidos, a sobrevida média após cinco anos é de 73%, e para países em desenvolvimento fica em 57%.

Já o câncer de pulmão é o tipo mais comum no mundo. Em países ou regiões onde existe uma longa história de consumo de tabaco, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão em homens tem relação com o fumo. O número de casos novos de câncer de pulmão estimado para o Brasil no ano de 2010, conforme o Inca, será de 17.800 entre homens e de 9.830 nas mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 18 casos novos a cada 100 mil homens e 10 para cada 100 mil mulheres.

Esse tipo de câncer é geralmente detectado em estágios avançados, uma vez que a sintomatologia nos estágios iniciais da doença não é comum. Em decorrência disso, o câncer de pulmão permanece como uma doença altamente letal. A sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13% e 20% em países desenvolvidos e 12% nos países em desenvolvimento.

FIERN REALIZADA PALESTRA SOBRE LICENCIAMENTO AMBIETAL EM CAICÓ

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte - FIERN convida empresários e pessoas interessadas na área para participar da palestra "o processo de licenciamento ambiental das atividades industriais do Rio Grande do Norte" que acontecerá no próximo dia 18 de dezembro, às 09 horas, no auditório da Casa do Empresário, em Caicó / RN.

O evento tem como objetivo discutir e esclarecer questões acerca da Lei Estadual nº 380/2008, que trata de licenciamento ambiental e assuntos correlatos, e conta como apoio da Casa do Empresário e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE.

 

VÍDEO: AS PRESEPADAS DE BRASÍLIA

 

Imagens da violência que marcaram o dia em Brasília.

 

 

 
 

VÍDEOS: DA SÉRIE VIDA DE REPÓRTER É FOGO

 

PEGARAM A BATGIRL NA GANDAIA - Fico me perguntando como o repórter conseguiu fazer essa matéria. Deve ter rido pouco.

 

CHARGE

 

POR FALAR EM MURIÇOCAS...

 

Meus amigos, elas voltaram com força.

Não há um cidadão sequer aqui em Currais Novos que não sofra com essas danadas.

As autoridades precisam tomar alguma providência.

O velho problema da aguação dos capins com água servida está de volta.

Ministério Público e Prefeitura precisam tomar providências contra essas pessoas, que indiscriminadamente quebram as caixas de gordura da Caern e entopem as tubulações, com o objetivo de fazerem elas transbordarem para aguar as plantações de capim.

Eu mesmo pude constatar isso ontem, bem atrás da 3ª CIPM.

Isso é um absurdo. E ninguém faz nada. E olhem que não é a primeira vez que isso acontece.

Vou ver se consigo fazer algumas fotos para postar aqui.

Vamos agir. Vamos tomar as providências.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE É INICIADA EM PARELHAS

 

Uma campanha de prevenção contra o mosquito da Dengue foi iniciada em Parelhas nos últimos dias. Bloqueio nos bairros com carros fumacê, audiência pública, blitz informativa, palestras, orientações com a participação de médicos e trabalhos de divulgação fazem parte do cronograma de atividades desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde.

“Estamos nos antecipando para que em 2010 possamos ter um número de casos ainda menor”, disse o Prefeito da cidade, Francisco Medeiros. O objetivo da nova campanha é intensificar os trabalhos de combate ao mosquito e prevenir quanto ao período chuvoso que se aproxima. “Não podemos nos preocupar com a Dengue somente no período chuvoso. A população tem que ficar permanentemente alerta e atenta com relação a essa questão”, afirmou.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até novembro de 2009 foram confirmados 39 casos de dengue, número bastante inferior ao mesmo período de 2008, em que foram constatados 244 casos. “Nesse ano de 2009 o trabalho realizado por toda nossa equipe em conjunto com a sociedade surtiu um efeito muito positivo”, acrescentou Francisco.

As ações contra o Aedes Aegypti no ano de 2009, que aconteceram através de parcerias entre as demais secretarias, cumpriram um cronograma de atividades de mobilizações de combate ao mosquito. Foram realizadas blitz educativas, maratona de palestras em diversos locais da cidade, arrastões, divulgações no rádio, entre outros trabalhos. “Queremos muito que a população nos ajude a começar novamente uma verdadeira guerra contra esse mosquito”, finalizou o Prefeito de Parelhas.

Marisa Trindade – Assessora de Comunicação

Bem que outros municípios como Currais Novos, por exemplo, que trava uma verdadeira guerra contra as muriçocas, poderia também dar início a campanha semelhante.

VÍDEOS: O PIOR PESCADOR DO MUNDO

 

Apresento esse vídeo em homenagem a dois amigos pescadores: Rommel e Dedé.

 

FEIRA DE CIÊNCIA E ABERTURA DO NATAL DE PARELHAS ACONTECEM NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

 

Na próxima sexta-feira (11) os estudantes de Parelhas se reunirão em Praça Pública para mostrar à população diversos trabalhos confeccionados com materiais recicláveis. A exposição, que contará com a participação das 17 escolas da cidade, refere-se à III feira de Ciência e Tecnologia do Município. O evento será realizado a partir das 16h30 na Praça Arnaldo Bezerra, onde haverá também a inauguração da decoração ecológica natalina.

“A decoração natalina faz parte da feira e por isso decidimos fazer a abertura do natal da cidade no mesmo dia”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque ao acrescentar que tanto a decoração quanto a feira de ciência estão inseridas da XVII Campanha de Preservação e Valorização Ambiental.

Durante a abertura, que será realizada pelo Prefeito Francisco Medeiros, haverá apresentações natalinas de grupos de teatro e coral de crianças. “É um momento muito importante por ser a culminância da campanha ambiental e uma grande oportunidade de toda comunidade escolar mostrar seus trabalhos voltados à cultura de sustentabilidade”, disse Ildelita.

Para o período foram confeccionadas árvores, boneco de neve, bolas, estrelas e outros adereços produzidos com garrafa pet. Os enfeites ecológicos, que ficarão expostos na Praça Arnaldo Bezerra, integram o projeto “Minha cidade mais bonita neste Natal”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação; da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais; e Assistência Social e Cidadania.

MAIS UMA BELA IMAGEM

 

VÍDEOS: A FESTA DA VITÓRIA

 

 

VÍDEOS: GOLS DA FINAL

 

VEJAM OS GOLS QUE DERAM O TÍTULO AO FLAMENGO.

 

FLAMENGO É CAMPEÃO BRASILEIRO 2009

 

TRISTE RETRATO DA NOSSA POLÍTICA

 

FLAGRANTE : FOTOGRAFIA DENUNCIA FRAGILIDADE NA ESTRUTURA DA POLÍCIA CIVIL DE JUCURUTU

 

A cena mostrada na foto aconteceu em Jucurutu/RN. Era um policial empurrando a viatura da Polícia Civil, depois que a mesma parou por problemas mecânicos em pleno centro da cidade. O carro foi empurrado para uma vaga de estacionamento, para aguardar pelo conserto.

A foto revela a situação precária por que passa o setor de segurança pública do Rio Grande do Norte. Lamentável, simplesmente lamentável.

A verdade é que a Polícia Civil está há muito tempo sem ter algum investimento mais forte para, por exemplo, adquirir viaturas novas.

Fonte: Do blog da vereadora Marli Maia da cidade de Jucurutu

 

Omi, isso é uma palhaçada.

Infelizmente, fatos como esse são muitos comuns nas cidades do interior. Principalmente, aqui no Seridó.

 

 

O MAL QUE A POLÍTICA FAZ

 

Leio no blog do Robson Pires que o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) rompeu politicamente com o irmão, Junior Queiroz (PSB), prefeito de Jucurutu. Evidentemente, o desentendimento não ficará restrito apenas ao campo político. Afetará também as relações familiares.

Não tenho dúvidas de que a política acaba trazendo mais males do que benesses a quem se mete nela. A destruição de laços familiares é uma das maiores desgraças que acontecem nos dias atuais.

Os probos dirão que, ao se decidirem pela política, sabiam que estavam sujeitos às intempéries. Submetem-se ao sacrifício pelo bem da sociedade.

Os devassos dirão que vale à pena passar pelos tormentos da vida pública. Pra eles, o que importa mesmo é o poder e a riqueza proporcionados pela política.

Josenildo Carlos

 

 

Nas linhas acima o amigo Josenildo relata bem as desgraças que os “retos” e os “dissolutos” enfrentam ao se envolverem na política.

Aqui em Currais Novos, por exemplo, muitos dos “retos” e “dissolutos” passaram por isso na última campanha e continuam passando.

Tenho pena daqueles que acham que sabem fazer política. Verdadeiros papalvos que na busca incansável pelo poder, passam por cima de tudo e de todos. Esquecendo e se “intrigando” de amigos e muitas vezes, dos próprios familiares.

Isso é ridículo e lamentável. A essas pessoas, apenas meu desprezo. Infelizmente.

 

HOJE NÃO TEM NASEMANA

 

Devido ao Carnatal e por ter projetos direcionados ao evento, a direção do portal Nominuto.com decidiu por não fazer circular o jornal NASEMANA neste final de semana.

Porém na próxima semana estará tudo normalizado e vocês poderão continuar desfrutando do melhor conteúdo do melhor jornal do Estado.

 

 
 

VÍDEOS: VOVÓ INJURIADA

 

Pense numa Vovó injuriada é essa.

 

NOTÍCIAS DE CHUVA

 

De Acari, o amigo Sérgio Enilton manda notícias de chuvas. Boas notícias, por sinal, num belo texto. Coisa de poeta mesmo. Vale a pena ler.

 

Por volta das 15h o tempo em Acari ficou abafado. Aliás, já amanheceu com nesse clima de chuva, nebulosidade, céu carregado, ou melhor, nublado.

Do lajedo, lá na granja. Estrategicamente, olhei os arredores da cidade e, logo, o deslumbramento tomou conta. A Serra da Rajada estava encoberta. Não se via mais as cordilheiras que circundam nossa cidade. Era chuva caindo.

Passando das 17h a chuva começava a cair timidamente no centro da cidade. Mas, o relâmpago já estava dando seu recado. Chuva na certa. E, o trovão o "pai da coalhada", respondia nos grotões da Serra do Bico da Arara. O som bem forte. Parecendo que ia cair um pé d’água daqueles.

Enfim, choveu bem em Acari. Aquela chuva mansa, aqui ou acolá um trovão respondendo aos reflexos do relâmpago. E, aquele calor do sertão em épocas de inverno.

Os efeitos da última chuva dia 17 de novembro já são percebidos. Ao longe, na Serra do Minador, caminho para o Gargalheira, nota-se o verdejante aflorando entre rochas. Num passe de mágica a folhagem da catingueira, do juazeiro, pau-pedra e do pereiro rasga os afilamentos das rochas.

E o clima não é apenas de chuva. As luzes da decoração natalina presenteiam os olhos de quem passa pela cidade das cordilheiras. Ao mesmo tempo chuva e o brilho das luzes deixaram o anoitecer mais irradiante. Com a chegada da noite, a temperatura amena nos convida para o aconchego familiar e o ensaio para as festividades natalinas.

VOLTOU A CHOVER NO SERIDÓ

 

Chove nesse momento em Currais Novos e Acari.

A notícia é de que também chove em outros municípios da região.

Amanhã trarei mais informações sobre essas chuvas.

Pense num clima doido...

 

FRANCISCO MEDEIROS É COTADO PARA SER O NOVO PRESIDENTE DA AMSO

 

No próximo dia 17, a Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO) estará realizando eleições para sucessão da presidência.

Segundo comenta-se nos bastidores daquela casa, a eleição deverá ser de consenso com chapa única.

Deverá assumir a vaga do atual presidente Júnior Laurentino, prefeito de Tenente Laurentino Cruz, o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros.

Júnior, que está no seu quarto mandato, declarou a imprensa que não pretende concorrer a mais uma reeleição.

Foi o prefeito que mais presidiu a AMSO. Outros que tiveram mais mandatos foram Gilberto Lins (in memoriam) e Zé Lins, ambos de Currais Novos e Manoel Paulino, de Jardim do Seridó, cada um com dois mandatos.

Júnior Laurentino e Francisco Medeiros.

ORDEM DE SERVIÇOS PARA ESTRADAS DO SERIDÓ SERÁ ENTREGUE AMANHÃ

 

Boa notícia para os Seridoenses.

Em solenidade que acontece na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RN), nesta sexta-feira (04), às 11 horas, o Superintendente Regional, Fernando Rocha, e o Chefe de Engenharia do DNIT/RN, Glêdson Maia entregam a ordem de serviço que autoriza o início das obras de conservação, restauração e manutenção das rodovias 110, 427 e 226.

A empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda será responsável pelas obras da BR 110/RN e parte da BR 226/RN, no trecho compreendido entre Areia Branca até Campo Grande, obra que terá 131.8 km de extensão. Já a construtora G e F Ltda será responsável pelas obras da BR 427, que liga Currais Novos até a divisa com a Paraíba, passando por Acari, Jardim do Seridó, Caicó e Serra Negra do Norte, numa extensão de 159,3 km e na seqüência a BR 226/RN, que liga Florânia a Campo Grande, numa extensão de 72,8 km, será restaurada pela construtora Luiz Costa Ltda.

O empreendimento integra a primeira etapa do programa de Conservação, Restauração e Manutenção de Rodovias (CREMA), que até 2010 irá restaurar 1263,13 km dos 1500 km de estradas federias no Rio Grande do Norte. No Estado, o programa do Governo Federal, além de recuperar, garantirá as boas condições do pavimento dessas rodovias por dois anos. A liberação dos recursos foi pleiteado pelo deputado federal João Maia (PR) ao Ministério dos Transportes e a solenidade contará também com sua presença.

Fonte: Assessoria de Comunicação

MISTER PARFUM REALIZA MAIS UM CURSO DE AUTO MAQUIAGEM

 

 
 

VÍDEOS: AH ESSES BEBÊS...

 

São realmente as coisas mais lindas desse mundo. Vejamos...

FILHO DO BRUCE LEE: O título já diz tudo.

 

QUEM TEM AMIGO, NÃO CHORA SOZINHO: isso é a mais pura verdade.

 

A PAZ VINDA DE UM BEBÊ: paz que dinheiro nenhum pode comprar.

PADRE JOCIMAR NA MIRA DA OPOSIÇÃO

 

O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas (PMDB), volta a ser alvo de seus opositores. Desta vez, o Padre está sendo acusado pelo vereador Iron Júnior (PP) de cometer crimes de improbidade administrativa.

Foi o que disse Iron em plenário, se referindo a uma licitação realizada na última terça, dia 01, onde possíveis empresas concorrentes foram impedidas de participar do processo, para possivelmente beneficiar a empresa ganhadora.

Segundo informações que recebi na manha de hoje, a licitação era para contratação de serviço de internet via-rádio para atender as necessidades da prefeitura. Duas empresas teriam comparecido ao local: a Webhouse, de propriedade de Nilson Meira, de Jardim do Seridó; e a Veloznet, com sede em Caicó.

O empresário Nilson Meira alega ter chegado ao local mais cedo do que os próprios membros da licitação, mas no momento em que estava atendendo seu celular, foi proibido de entrar na sala da concorrência, sob alegação de ter chegado atrasado.

Ainda segundo o empresário, contrato é de 36 meses, e a diferença mensal da Veloznet para a Webhouse é de 900 reais. "O prefeito sabe que para uma licitação ser válida tem que existir no mínimo três empresas, e ele fez com apenas com uma. Deixou de pagar uma proposta de 57 mil para ficar com uma de 91 mil reais. Ele deixou de economizar 34 mil reais que dava para comprar medicamento para a população por uns seis meses", explicou o vereador Iron, que vai ingressar com pedido de investigação nesta quarta (02) junto ao Ministério Público de Jardim do Seridó.

Sem falar nos cortes feitos pela administração, no pagamento de horas extras de guardas municipais. A oposição, encabeçada pelo vereador Iron Júnior, se comprometeu em encaminhar através da promotoria pública, uma representação contra a atual administração, para que as diárias sejam pagas.

E haja problema para o Padre.

 

ANÚNCIOS CRIATIVOS SOBRE O MEIO AMBIENTE

 

Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund. À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências.

 

Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos.

"Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia". Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.

Nesse anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões. A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz: "Antes que seja tarde demais".

Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors que traziam modelos posando com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global. Nas fotos acima, você vê o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa.

SAFE é uma instituição de proteção aos animais que faz várias campanhas para expor e questionar a utilização desnecessária deles em experimentos e explorações comerciais. O anúncio acima tem como alvo o uso dos bichos como cachecóis, botas e outros produtos de couro e assim por diante.

"Use a eletricidade com sabedoria". Esse anúncio é da companhia de energia Eskom, da África do Sul.

Uma associação de proteção ao meio ambiente e sua agência de publicidade tiveram a idéia de colocar outdoors logo acima de buracos de esgotos para dar a idéia de que água suja é como cocô. Eles queriam despertar o cuidado das pessoas para com o ambiente por meio de fortes impactos visuais e até aversão física.

"A moda faz mais vítimas do que você pensa". Da Agência O&M, da Índia.

 

Enviado por Paola Oliveira.

AGRADECIMENTOS

 

Gostaria de agradecer a todos vocês, amigos e amigas leitores deste humilde espaço, pelos milhares de acessos, fazendo deste blog um dos mais visitados em Currais Novos.

Quando voltei a escrever neste blog no início de outubro, não tinha e continuo não tendo a menor pretensão de concorrer com ninguém. Este é, simplesmente, um espaço pessoal, onde publico quase que diariamente notícias, comentários, resenhas, vídeos e, principalmente, fotografias, uma grande paixão.

Claro que sou consciente que muitos de vocês acessam este site em busca de informações variadas. Afinal, os blogs viraram febre na internet, transformando-se em importantes meios de comunicação.

Sendo assim, pesquisas como esta que os amigos do blog ESCRETE DE OURO estão fazendo, torna-se importante, não como competição, e sim, como forma de mensurar a aceitação destes espaços virtuais.

Portanto, agradeço a todos pela “audiência”.

Ao amigo Lulinha, deixo registrado um agradecimento especial pelas palavras de incentivo.

Um abraço a todos e continuem acessando. Afinal, eu seria um grande hipócrita se dissesse que não estou curtindo esta história toda.

Fonte da pesquisa: Blog Escrete de Ouro (link ao lado).

GRIPE A: SESAP ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE CUIDADOS ATRAVÉS DE NOTA

 

A Secretaria Estadual de Saúde Publica (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Natal concederam entrevista coletiva no final da tarde desta segunda-feira, visando divulgar as recomendações à população com relação ao Carnatal, devido ao aumento no número de casos graves da Influenza A. Uma nota à população, contendo as recomendações, foi elaborada contando ainda com o apoio  da Sociedade Norte-Riograndense de Infectologia, do Ministério Público Estadual, do Conselho Estadual de Saúde e da empresa promotora do evento, Destaque Promoções.

Na nota é apresentado o quadro da gripe A no Estado, expondo todos os riscos aos chamados grupos de risco, recomendando que as pessoas neles inseridas não compareçam à festa, levando-se em conta a aglomeração com uma estimativa de 250 mil pessoas por dia. Outra recomendação é de que as pessoas que apresentem sintomas também devam se privar de ir ao evento, evitando assim a propagação maior do vírus.

Na coletiva foi destacado ainda que as pessoas que apresentem os sintomas da doença procurem serviço médico nas unidades públicas de saúde ou hospitais particulares que tenham atendimento de urgência.

ORIENTAÇÕES GERAIS - A transmissão da gripe (influenza) pode ser prevenida por meio de medidas simples. Uma delas consiste na higiene das mãos com água e sabão, por parte do doente, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz. Além disso, o infectado deve evitar tocar os olhos, nariz ou boca após o contato com superfícies. Outro cuidado importante é proteger a boca e o nariz com lenços descartáveis, ao tossir ou espirrar.

Outra medida que deve ser tomada pelo doente é evitar sair de casa durante o período de transmissão da gripe, ou seja, até cinco dias após o início dos sintomas. É importante, ainda, buscar manter-se em ambientes ventilados, procurando não circular em aglomerações e locais fechados. Por fim, uma atitude recomendada para se evitar a contaminação por influenza é praticar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividades físicas. 

NÚMEROS DO RN DESDE MAIO

74 CASOS CONFIRMADOS

144 DESCARTADOS

175 SUSPEITOS ESPERANDO LAUDO DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS

10 ÓBITOS CONFIRMADOS

4 ÓBITOS DESCARTADOS

6 ÓBITOS AGUARDANDO LAUDO DO IEC

GRATIFICAÇÃO NATALINA PARA VEREADOR? SÓ PODE SER UMA BRINCADEIRA...

 

E de muito mau gosto.

O blog de Marcos Dantas criou uma enquete para as pessoas votarem manifestando se são a favor ou contra, vereadores receberem o 13° salário.

Graças a Deus, o não tá disparado.

 

SIM, VOCÊ PODE.

 

O Pastor João Batista se superou, mais uma vez.

Com o tema SIM, VOCÊ PODE, João realizou mais uma grande palestra motivacional no Aero Clube, na última sexta, dia 27.

Um dos maiores e melhores oradores que conheço, João falou para um público de quase mil pessoas, deixando todos os presentes, maravilhados com o seu dom: a palavra.

“Todos nós possuímos um talento inato. E, certamente, este dom quando descoberto, exercitado e bem aproveitado,  gerará frutos abundantes”, me disse o pastor que dirige uma escola que ensina o dom da oratória.

Publico aqui algumas imagens dessa palestra show.

Crédito das fotos: Mazilton Galvão

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Meu Perfil
BRASIL , Homem , Mazilton Galvão é jornalista e fotógrafo
MSN - mazilton@hotmail.com

 
Visitante número: